CARACTERÍSTICAS DAS PEDRAS

Logomarca%20Final%20com%20Slogan%20sem%2

A argila, o basalto, o granito e o mármore são rochas que possuem uma grande importância econômica.

As rochas são agregados sólidos compostos por um ou mais minerais. Essas formações são de grande utilidade para o ser humano e, atualmente, as rochas são utilizadas na construção civil de diversas formas: fabricação do concreto (brita), material de revestimento, ornamentação (mármores), etc.

As rochas, para fins comerciais, são retiradas da natureza em estado bruto e, em seguida, são modeladas de acordo com a finalidade de uso.

Entre as principais rochas de importância econômica estão:

- Argila: é formada através da alteração de determinadas rochas, sendo constituída de minerais como a culinita, a ilita, a montmorileonita, os quartzos e os feldspatos. A argila pode ser encontrada nas cores branca e vermelha, estando localizada em áreas próximas de rios. É composta de sedimentos muito finos e, quando misturada com água, torna-se uma massa maleável, muito utilizada na fabricação de tijolos, vasos, azulejos, pisos, entre outros.

- Basalto: é uma rocha ígnea eruptiva composta de diferentes minerais, como a augita, a magnetita, a hematita, a apatita e o quartzo. O basalto é uma rocha de extrema importância mundial, sendo utilizada na construção civil e na pavimentação de estradas de vários países. Através do basalto é possível obter “pedras” de detalhes, “pedras” de revestimento e brita.

- Granito: composto essencialmente por quartzo e feldspatos, o granito é uma rocha ígnea, podendo apresentar grãos finos, médios ou grosseiros. Essa rocha tem grande valor comercial para a construção civil, podendo ser utilizada na ornamentação e revestimento.

- Mármore: é composto principalmente de calcita, mineral abundante na superfície terrestre. As jazidas de mármore estão localizadas em regiões de rocha matriz calcária e atividade vulcânica. Essa rocha possui uma grande variedade de cores e texturas, fato que a torna bastante atrativa para a construção civil, especialmente como ornamento.